Lobo nas Roupas de Teague

Quando ele chegou a Smallville pela primeira vez, todo querido e simpático, para continuar a impressionar Lana Lang, embora , passo a passo, o caminho de Jason Teague na temporada quatro se torne cada vez mais obscura. Será que ele recebeu o destino que merecia?

Lana Lang não tem tido muita sorte com os homens na vida dela. Por diferentes razões, todos eles mantiveram, ou tentaram manter, escondida dela. Whitney não queria contar-lhe sobre a doença do pai dela: Adam Knight foi enviado para a espiar; existe algo que Clark parece estar sempre a tentar contar-lhe mas não consegue. E no ano passado, existiu Jason Teague, o homem que parecia demasiado bom para ser real. E era. Nos primeiros meses da sua relação, Jason parecia ser uma pessoa em quem Lana podia contar. O seu encontro aparentemente por coincidência em Paris parecia quase planeado para fazer uma rapariga que se encontrava a 6,000 metros de casa apaixonar-se, fazendo que ela pusesse um ponto final nas suas más relações anteriores. Claro que, como Lana veio a descobrir mais tarde, foi exatamente isso que aconteceu— o encontro foi planeado pela mãe de Jason, Genevieve Teague, para envolver Lana na sua vida. Mas Lana não sabia nada disto— e durante algum tempo, as protestações de Jason sobre não saber nada eram verdade- Tudo o que Lana via era um homem incrivelmente bonito, atlético, com um brilho nos seus olhos e uma capacidade de se divertir que nenhuma das pessoas com quem ela já namorou em Smallville tinha demonstrado. O seu namoro turbulento em Paris, enquanto seguiam todas as regras de prioridade devido À idade de Lana, espantou-a…

O que Lana não esperava era que Jason fosse com ela, quando os misteriosos eventos que a seguiam através das figuras duma igreja Parisiense que ela desenhava no seu caderno, mudasse os seus planos, o que significava regressar a Smallville. Não lhe ocorreu naquele momento que tinhas sido Jason que escolheu aquela específica igreja, com aquelas figuras , dizendo-lhe que tinha reparado na vítima “deles”- A Condessa Margaret Isabelle Theroux, uma princesa lutadora que “chutou muitos rabos e partiu muitos corações”— Ela deixou-lhe uma carta a contar-lhe que teve de regressar a Smallville, e desejava ter tempo para lhe dar explicações— e para espanto dela, ele apareceu no Talon uns dias depois, com um ramo de flores na mão, pronto para lhe dar aquele tempo para se explicar.


Nem lhe ocorreu, perdida de amores como ela estava, que Jason estava a fazer isto para se manter por perto. Não se contentou a aparecer em Smallville e arranjar um emprego, permitindo que eles tivessem a oportunidade de passar tardes e fins-de-semanas juntos, Jason manipulava a maneira de arranjar um emprego na escola secundária de Smallville, tornando-se assim treinador assistente mesmo que ele ainda não tivesse acabado a faculdade. Isto fez com que ele tivesse contacto com o ex-amor de Lana, Clark Kent, e o grau da ligação entre eles. Jason reconheceu que Clark tinha problemas com os pais devido ao futebol, e admitiu a Clark que era um génio a desafiar o seu pai.. Jason tinha rejeitado a oportunidade de ir para a escola de negócios para que pudesse eventualmente juntar-se ao seu pai na firma de Direito da família, e foram-lhe tiradas as mordomias financeiras por essa razão.

O seu trabalho na escola de Smallville também introduziu Jason na órbita de Lex Luthor, particularmente depois de Lana ter sido atacado por uma aluna chamada Abby que estava infectada com kryptonite, acabando hospitalizada. Lex ficou surpreendido pela presença de Jason no hospital, e reconheceu que este tinha potencial para ser namorado de Lana, avisando-o que “Lana merece o melhor.” Felizmente para Jason, Lex chegou alguns momentos mais tarde para ver o treinador assistente a bater em Clark, que está mais fraco devido à kryptonite, enquanto está sobre a influencia de uma bebida de kryptonite, ou Lex não teria tomado esta decisão…

Quando ela acordou no seu quarto em Paris depois de desmaiar na cripta da igreja, Lana descobriu uma tatuagem nas suas costas, que ela reconheceu como sendo um dos símbolos das caves de Kawatche. Ela manteve-a escondida de Jason durante o tempo que estiveram juntos em Smallville, mas este acabou por a ver. Contudo, Lana inicialmente não lhe explicou como ou onde aquilo lhe aconteceu, embora ela tenha cedido, contando-lhe tudo e mostrando-lhe o símbolo da cave. Felizmente para ela, Jason prometeu que eles iriam descobrir o que estava a acontecer juntos, e eles começaram as suas investigações, descobrindo que a Condessa veio de Castelonois de Montmiral, a mesma aldeia francesa dos antepassados de Lana, e foi queimada por ser bruxa. Mas, para o horror de Lana, Clark viu-a aos beijos com Jason, e depois agiu como se não soubesse nada sobre o que aconteceu (que era verdade uma vez que Lionel Luthor estava a habitar o seu corpo, ele não sabia!). Lana implorou-lhe que ele não dissesse nada que pudesse fazer com que Jason perdesse o emprego.

Talvez com intuito de manter o seu trabalho em Smallville, Jason foi procurar Clark quando este mesmo era suspeito de usar drogas para melhorar o seu empenho. Contudo, parecia a Lana que Clark não estava disposto a ajudar Jason quando ela descobriu que Jason tinha sido despedido da escola de Smallville. Tanto quanto ela podia ver, só havia um responsável, Clark. De facto Clark sabia que Lex foi o responsável, o bilionário afirmou estar a fazer o melhor para Lana— o que Lex eventualmente confessou a Lana, fazendo que ela ficasse indignada.

Mas tudo isto não era nada comparado com o que estava para vir…

Quando Lana comprou o livro da Condessa, o espirito de Isobel entrou em Lana, fazendo Jason suspeitar que algo estava errado devido às suas maneiras na festa do 18º aniversário de Chloe. O antigo treinador subestimou a força de Isobel e foi salvo por Clark, apenas para lhe retribuir o favor mais tarde quando a magia de Isobel era capaz de vencer os poderes sobrenaturais de Clark.

A situação começou a mudar dramaticamente pouco depois disso quando a mãe de Jason, a enigmática Genevieve Teague, apareceu em Smallville. Lana ficou chocada ao vê-la, sendo que Jason lhe tinha contado que eles estavam de relações cortadas. Genevieve reconheceu um brilho nos olhos de Lana quando a conheceu no Talon. De facto, era mais que isso, assim que Lana contou a Jason que a viu a sua mãe — contou-lhe também que ela têm sonhado com a morte de Isobel, e Genevieve esteve no seu sonho, muito antes de ambas se conhecerem.

Mãe e filho encontraram-se em Smallville e Jason perguntou diretamente a Genevieve se o seu encontro com Lana foi uma coincidência. Genevieve respondeu-lhe com outra pergunta, deixando Jason a pensar em qual será a verdade. A sua mãe saiu depois de Jason lhe assegurar que a contactaria quando estivesse pronto para tal.

Os medos de Jason apareceram quando ele estava preocupado que Lana achasse que tudo o que ele dissera fosse uma mentira, e que ela voltasse para Clark. De facto, ele foi primeira vitima da droga criada por LexCorp durante uma visita que ele fez secretamente à planta (para arranjar emprego), que , segundo Lex, foi para o departamento dos recursos humanos. Quando ele recuperou, decidiu sair da vida de Lana porque ele não gostava da pessoa que se estava a tornar— e mesmo que Lana o tenha deixado ir inicialmente, ela seguiu-o até à faculdade, onde ele lhe contou que não achava que ela estivesse pronta para o tipo de relação que eles estavam a começar a ter. Depois de falar com Chloe, Lana percebeu que ele se referia ao sexo; e decidiu que ela queria dormir com ele— mas quando Jason regressou para a ver, ele revelou-lhe a verdade. Ele contou a Lana que suspeitava que a sua mãe tinha manipulado o primeiro encontro deles, sendo que ela o mandou ir a Paris para conhece alguém especial… Mas Lana não quis saber como eles se conheceram, já foi muito bom isso ter acontecido, e ela não o queria perder.

O regresso da namorada de Clark, Alicia Baker causou numerosos problemas, especialmente para Lana, que tem sido o alvo de ódio de Alicia antes da sua aparente cura. Lana foi atacada e hospitalizada, e depois quando ela teve alta no hospital, o atacante mistério tentou matar Jason. Para a irritação de ambos Jason e Lana, Genevieve regressou, aparentemente preocupada com o filho, mesmo que ela tenha usado a oportunidade para destruir alguma confiança entre Jason e Lana, negando ter alguma coisa a ver com o encontro deles, e pensando o porquê de Jason a tentar acusar.

Pouco depois, ocorreu um encontro entre Lex e a mãe de Jason, Jason ficou surpreendido quando o tycoon lhe ofereceu emprego, a ajudar Lex a descobrir a agenda da sua mãe. Lex fez com que Jason duvidasse de diversos eventos inócuos da sua infância— jornadas à volta do mundo que estavam relacionadas com investigações da Condessa— e contou a Jason que queria que ele descobrisse tudo o que Genevieve e Lana sabem sobre a Condessa. Lana ficou furiosa só de saber que Jason considerou trabalhar para Lex, depois de tudo o que ele fez para os tentar separar, e foi confrontar o Luthor mais novo, que lhe disse que lhe contaria tudo quando ela estivesse pronta para ouvir com uma mente aberta. Depois de pensar sobre isso, Lana permitiu que Lex lhe mostrasse o seu lado da história — incluindo uma foto de Jason e Genevieve em Paris um dia antes de Lana e Jason se conhecerem, no momento em que Genevieve supostamente estava nos E.U.A, e a informação de que a casa Teague estava cheia de artefactos relacionados com a Condessa.

Jason questionou a sua mãe sobre a condessa. Parecia claro que Jason não sabia muito sobre a Condessa, sem ser as teorias de Lex, e ele ficou chocado com as revelações de Genevieve sobre Isobel ter jurado matar os descendentes da mulher que a condenou— também conhecidos como Genevieve e Jason Teague. Jason jurou que não iria abandonar Lana, e Genevieve saiu, avisando-o que ele estava apaixonado pela rapariga que irá destruir a sua família. Lana viu a conversa mas não conseguia ouvir nada e ficou surpreendida e irritada quando Jason não falou com ela sobre isso.

Jason estava surpreendido com um novo fator da investigação quando Lionel Luthor, saído da prisão, lhe revelou que sabia sobre as suas investigações, e depois deu-lhe uma cópia de um mapa antigo. Usando-o, Jason viajou para Shanghai para tentar encontrar o templo indicado no mapa, este continha as pedras do conhecimento. Estas foram procuradas por Gestrude— sua antepassada— que sabia que quem as possuísse teria acesso a um poder incrível. Ele ficou irritado por ver que Lex também procurava as pedras, e Jason disse que andava à procura das pedras para ajudar Lana. Lex tentou descobrir a verdade que Jason sabia ao fingir o rapto de ambos, mas o plano saiu-lhe furado. Lana e Clark seguiram Lex e Jason a Shanghai e chegaram mesmo no momento em que eles estavam a ser torturados por informação, mas quando Lana também foi torturada, Isobel soltou-se. Ela encontrou a pedra, mas foi-lha tirada e eventualmente acabou nas mãos de Jason — que a deu a Lana quando regressaram a Smallville.

Jason pareceu surpreendido quando o apartamento de Lana estava revirado e a pedra aparentemente roubada (contudo Lana de facto, escondeu-a de toda da gente.). Jason acusou Lionel de ser responsável, o que este negou e acusou Jason de estar a fazer uma desculpa para esconder os seus verdadeiros motivos— uma acusação na qual Lana pensou demasiado. E certamente parecia que Lionel tinha atingido alguma verdade e Jason começou a levantar a mão. A assistente do Doutor. Swann, Bridgitte Crosby, tinha a outra pedra, que também acabou nas mãos de Jason depois de ela ter morrido e de o corpo ter sido encontrado na propriedade de Lex— e Janson ligou à sua mãe a confirmar que Lex tinha descartado o corpo, como eles esperavam.

Uma nota pessoal, Jason estava irritado com a vista de Clark e Lana a dançarem juntos no baile, e depois pela indecisão de Lana sobre a sua futura faculdade. Preocupado com a segurança de Lana, Jason aliou-se com a sua mãe, e aceitou ajudá-la a encontrar as pedras se ela deixasse Lana em paz. Depois de torturar os Luthor, os Teague descobriram que Lana tinha a pedra, e Genevieve decidiu ir busca-la, com medo que Jason decidisse proteger Lana. Devido ao comportamento deles, Lex deduziu que a relação entre Jason e Genevieve era mais do que uma relação entre mãe e filho. Os Luthor acabam por escapar, levando ao confronto final entre Lex e Jason que foi interrompido por um bala, disparada por Lionel, fazendo com que Jason caísse de um precipício de 2000 metros, levando-o à morte.

Ou assim parecia. Lana, possuída pelo espirito de Isobel, matou Genevieve, mas não sabendo isto, Jason, que sobreviveu à queda, foi atrás de Clark, que tinha deduzido como sendo o centro de tudo relacionado com as pedras. Com uma chuva de meteoros quase a atingir Smallville mais uma vez, Jason fez os Kent como reféns, querendo saber onde estava Clark— até Martha o deixar inconsciente, deixando-o deitado no chão pensando que ele está morto, enquanto os meteoros destruíam a casa…

As diferentes faces de Jason Teague

Durante o seu tempo em Smallville, o ator Jensen Ackles teve numerosas oportunidades de mostrar diversos aspetos do novo Mr.Teague.

1 – O apaixonado: A primeira cena entre Lana e Jason no Crusade podia ser qualquer dois apaixonados, juntos pelo destino — ou por uma mota neste caso— a celebrar o seu segundo aniversário de namoro…

2 – O treinador: Inspira os seus alunos (às vezes sem saber com a ajuda de água infectada com kryptonite), para Jason o campo de futebol é claramente a sua casa, encorajando as jogadas e tentando manter todos os jogadores em movimento.

3 – O lutador: Quer esteja a atacar Clark numa luta induzida pela kryptonite, quer a esmurrá-lo nos seus sonhos, Jason é capaz de se defender, e é o tipo de rapaz que queres ao teu lado numa luta.

4 – O torturador: Ele pode não estar totalmente feliz com a ideia, mas Jason irá fazer o que for necessário para obter a verdade de Lex e Lionel Luthor, incluindo, torturá-los. De qualquer das maneiras, é justo sendo que foi Lex que organizou a tortura de Janson em Shanghai…

5 – O menino da mamã: A relação entre Jason e a sua mãe vai além do normal — como é claro nas suas reacções às provocações dos Luthor. Como ele irá reagir quando ele descobrir que ela está morta (isto é se ele sobreviveu) ainda está para vir…

1 de Janeiro de 2004 Sílvia Tavares Smallville Magazine
Como ator, Smallville