Assombrado

O sexy ator Jensen Ackles partilha as suas experiências assustadoras de fazer o papel de um irmão caçador de fantasmas, em Supernatural.

Supernatural é um dos programas mais assustadores na televisão, com um novo demónio ou monstro assassino a aparecer todas as semanas, mas após de ver muitos filmes de terror, a estrela Jensen Ackles pensou que era imune ao susto. Isso foi até ao dia em que ele filmou um episódio num hospício…

“Aquele episódio, o hospício, foi filmado num instituto mental abandonado e era tão assustador que o departamento de artes não teve de fazer nada,” diz ele, “era um edifício enorme com cinco andares, completamente deserto e sem uso. Nós estávamos a filmar no terceiro andar e quando eles fizeram a pausa para o almoço, toda a equipa começou a dirigir-se para as escadas, por isso decidi ir por um atalho nas escadas da parte de trás. Então eu desci e estava tudo escuro, e tinha um corredor longuíssimo com uma pequena luz no fim do mesmo, era mesmo assustador. Comecei a caminhar um pouco mais rápido, e depois dei por mim a correr. Por isso foi um pouco assustador. Fez com que ficasse todo arrepiado.”

Não foi um susto que fez com que ele verificasse o armário e debaixo da cama antes de ir dormir, sendo que a interpretar Dean Winchester, um dos irmãos que está a seguir os passos do seu pai caçador de fantasmas, só fez com que ele gostasse de filmes de terror e mais. E arriscando soar imodesto, ele acredita que Supernatural é melhor no terror que a sua competência. “Tens series como Lost, que lida com o inexplicável, mas é mais do tipo de mistério, e depois tens programas como Invasion ou Night Stalker onde te deixam pendurados no mistério. Mas acho que a diferença é o facto de que o nosso programa é de terror puro todas as semana. Nós mostramos-te o monstro ou o demónio diretamente, e nós lidamos com eles e isso é assustador. Nós vamos assustar-te, em vez de vos deixar pendurados à espera do que o próximo episódio possa revelar.”

“O terror é um género que ganhou muita fama na indústria cinematográfica,” continua Ackles,” e eu acho que agora já começa a aparecer mais na televisão. Sempre tiveste series como The X-Files, e ainda mais antigo o Twilight Zone, que sempre tiveram muito, muito sucesso, mas acho que o facto de haver interesse em filmes de terror está a fazer com que os executores tentem moldá-los para a televisão.”

Mas de todos os programas que tentaram fazer parte desta categoria, foi Supernatural que consegui ganhar e alcançar a segunda temporada, e Ackles reconhece que além do terror na serie, o que também é vantajoso é que mostra o laço entre os irmãos Winchester.

“Uma das coisas pelas quais estamos orgulhosos é a relação entre os irmãos,” diz Ackles da sua relação com o seu irmão de tela, Jared Padalecki. “Tu vê-los a discutir e a ficarem indignados. Nós trabalhámos nisso mas contracenar com Jared é como estar com um amigo. Somos ambos rapazes descontraídos, que gostam de música, de filmes e de sair para beber uma cerveja e comer um bife ao fim de um longo dia.”

O que faz a sua relação na serie tão boa é que o duo foi escolhido para estes papéis, sem terem sido treinados juntos. Padalecki trabalhou anteriormente em Gilmore Girls a fazer o papel de namorado de Roy, Dean, enquanto Jensen tinha sido o amor de Lana Lang, Jason Teague em Smallville, namorado de Jen em Dawson’s Creek e de Alex, um rapaz rebelde em Dark Angel.

“É muito pouco usual, mas é também um grande voto de confiança. Eles queriam-nos a desde o início. Com os programas que já fizemos parte como Dawson’s Creek, Samllville, Gilmore Girls— estes eram o programa de outra pessoa e nós éramos apenas uma parte. Acho que com esta serie que é nossa é diferente e nós sentimos isso, e todas as semanas somos só nós os dois, nós estamos no centro disto. Mas ao mesmo tempo acho que ambos sabíamos que ou iria ser a nossa perda ou o nosso sucesso.”

Foi um risco que valeu a pena, sendo que os fãs se apegaram aos irmãos e às suas atividades de caça. Enquanto a personagem de Padalecki, Sam foi o irmão reticente que não seguiu o seu pai no negócio de perseguir o perigo e foi para a escola de Direito, Ackles, Dean estava completamente dedicado à maneira de como o seu pai vivia.

“Ele é um caçador de fantasmas moderno que passou a sua vida toda na estrada com o seu pai a caçar lendas urbanas. Ele é um pouco descontrolado e um pouco louco,” comenta Ackles, adicionando que ele ainda está espantado com a sua sorte de acabar aqui. Ele cresceu em Dallas, no Texas, e teve o seu primeiro encontro com a fama quando era modelo em criança, mas desistiu devido à vergonha depois de os seus colegas de escola o terem encontrado numa revista com um pijama do super-homem. Depois, enquanto adolescente, ele juntou-se a um grupo de teatro, onde ele foi visto por um caçador de talentos.

“Ele aproximou-se e disse, ‘Hey, acho que deves vir comigo para LA.’ Primeiro achei que ele estava a mentir mas decidi tentar na mesma. Eu estava inscrito para o secundário e estava a três semanas de começar. Eu fui para Los Angeles, e comecei logo a trabalhar. Tenho amigos que foram para Julliard, uma das escolas de arte mais prestigiadas dos Estados Unidos, e têm um diploma e ainda têm problemas para encontrar emprego em LA. Pedem-me muitas vezes conselhos de como se tornar um ator mas não existe uma formula. Acho que tens de estar preparado, ser talentoso, e tens de estar no local certo na hora certa.”

O seu primeiro trabalho foi em Days Of Our Lives, onde ele ganhou um prémio de melhor novato, mas depois de se juntar à equipa de Dark Angel ele perdeu o papel de Clark para Tom Welling em Smallville. Mas Supernatural têm sido sorte a dobrar para ele, sendo que ele conheceu a namorada Tanya quando ela apareceu num dos episódios.

“Ambos temos namoradas,” comenta Ackles falando de ele e de Padalecki, “o que provavelmente é uma coisa boa, porque no final do dia queres ouvir uma voz familiar, e eu sou demasiado velho para ligar à minha mãe todos os dias.”

Como a serie queria ambos os irmãos tiveram a oportunidade de serem heróis, ambos os atores tiveram treinos especializados.

“Em todos os episódios aprendes alguma coisa,” comenta Ackles. “Eu posso disparar armas, nós temos treinos de luta e podemos fazer coisas perigosas. Eu filmei um episódio onde eu estava a montar uma arma sem olhar para ela, e isso foi algo que tive de trabalhar durante algumas semanas. Isso é algo que nunca poderia fazer num trabalho normal.”

Outra coisa que poucas pessoas têm a hipótese de fazer é experimentar diferentes personalidades, mas para Ackles essa é uma das coisas mais apelativas deste trabalho. O seu episódio favorito foi Skin, quando ele foi possuído por um shapeshifter.

“Eu pude interpretar duas personagens diferentes no mesmo episódio, e foi divertido ser o mau e o bom da fita. Acho que essa é uma das razões pelas quais os atores amam o que fazem, é porque nós podemos interpretar diferentes personalidades e encarar situações e histórias sendo outra pessoa. Podemos fugir da realidade e vê-la doutra maneira, e isso é espetacular.”

1 de Setembro de 2006 Sílvia Tavares Steven Eramo, TV Zone
Como ator, Infância, Interesses, Supernatural